Sustentabilidade e o Consumo Consciente dos Alimentos

Marcadores:

Sustentabilidade é o ato de garantir a preservação e qualidade da água, do solo e do ar em níveis suficientes para manter a vida animal, vegetal e humana para as gerações futuras. O consumo consciente está intimamente ligado à sustentabilidade e às atitudes contra o desperdício.

Para consumir conscientemente, no ato da compra é necessário fazer algumas perguntas a si mesmo:

Para que isso serve?
Isso será útil?
De quem eu compro?

Aproveite o alimento por inteiro

A maior fonte de fibras e nutrientes dos vegetais, sempre é jogada fora: a casca! Cozinhe ou asse os alimentos com a casca, como a batata doce, abobrinha, berinjela, pepino etc. Quando a preparação exige que a casca deve ser tirada, guarde-a para fazer molhos ou compor recheios de tortas.

Não jogue as sobras fora!

Recicle as sobras de preparações, como feijão, arroz, cenoura, batata, carnes, frango fazendo sopa ou bolinhos. As frutas maduras demais podem virar deliciosas compotas, geléias ou até mesmo, recheio para bolos.

Prolongue o tempo de vida do alimento!

Verduras e legumes quando estão bem maduros podem passar pelo processo de branqueamento. Basta mergulhar os alimentos em água fervente, quando a água voltar a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente em uma vasilha com água gelada, como se fosse um choque térmico.

Mas atenção: o vegetal branqueado não está pronto para uso, apenas protegido para durar mais tempo.

Faça um cardápio por semana!

O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais. Pensar no cardápio da semana antes de ir ao supermercado, definindo como serão as refeições diárias, permite comprar apenas o necessário e suficiente para aquelas refeições, evitando o desperdício.

Prefira os alimentos regionais!

Dê preferência às comidas típicas e aos ingredientes de sua região, pois estará ajudando a reduzir os custos de transporte para que um produto de outra região chegue até você e evitar as perdas causadas pela manipulação dos alimentos.
Cultive uma horta!

Assim você saberá a procedência dos alimentos, e terá uma alimentação muito mais saudável, afinal de contas você não vai colocar agrotóxicos na sua plantação, não é mesmo? Você economiza um dinheirinho na feira e ainda pode acrescentar à sua alimentação mais ervas, como hortelã, manjericão, manjerona, alecrim etc.


Todos os alimentos abaixo podem ser consumidos integralmente, isto é, casca, polpa e semente! Aproveite todos os nutrientes que os alimentos podem te fornecer e diminua o lixo orgânico!



Escrito pela nutricionista Marianne Fazzi
Créditos: Amor em Nutrir

0 comentários:

Postar um comentário